
RAVENA DINIZ

Psicoterapia Conjugal
Um relacionamento a dois ou a mais pode ser bastante complexo: saber qual é a sua parcela de contribuição para o surgimento e desenvolvimento de conflitos, entender que nem tudo acontece da maneira esperada, respeitar o espaço e as limitações do outro e aprender a equilibrar as ações e emoções, saber o momento certo e como negociar alguns dos muitos detalhes fazem a diferença na construção ou reconstrução de uma relação.
O objetivo da Terapia Conjugal é contribuir com a resolução dos conflitos existentes no relacionamento, abrir espaço para construção de uma comunicação mais reflexiva e assertiva, buscando um alinhamento entre as expectativas das pessoas envolvidas na relação.
O terapeuta psicólogo atua como um facilitador dos processos psíquicos a serem trabalhados e construirá um espaço empático, seguro, respeitoso, sincero e acolhedor para facilitar o reconhecimento e a expressão dos sentimentos, das insatisfações e angústias. Utilizará técnicas e exercícios para que os parceiros consigam resolver problemas na comunicação, mudanças no ciclo de vida, situações traumáticas e discordâncias nos objetivos, sempre buscando o bem estar de cada um.
A terapia mostra opções de caminhos, porém o psicólogo não toma decisões a respeito da vida ou mesmo atua como “juiz das situações”. Decisões e direcionamentos de vida são de competência e responsabilidade dos próprios pacientes.
A terapia conjugal também pode ocorrer de forma preventiva, pelo interesse de ambos em melhorar algum ponto específico de suas vidas em comum, observar sua dinâmica na perspectiva de melhora, ponderar sobre escolhas e decisões, entre outros. Dessa maneira, pode-se iniciar antes mesmo que ocorram problemas graves na relação.
Também pode ser tratado assuntos relacionados a parentalidade (manejo com as crianças), manejo com outros amigos, familiares e demais afetos, campo financeiro, campo sexual e separação.
A pessoa que faz psicoterapia torna-se mais receptiva a ouvir novos pontos de vista a respeito do seu relacionamento e conseguirá desenvolver uma vida mais flexível, harmônica e funcional.
Psi Ravena Diniz
#terapiadecasal
